segunda-feira, 20 de julho de 2009

O começo do arco-íris

Homocultura também é cultura e, assim como qualquer cultura que se constrói na base da resistência, também é história. Um dos bottons que a Le poá criou para comemorar a parada gay de BH é um resgate do início do movimento - a primeira rainbow flag. Citando nosso próprio bottom, "sabia que a primeira RAINBOW FLAG tinha oito listras?". Não? Olha só:

"A primeira bandeira do arco-íris foi desenhada por em 1978 por Gilbert Baker, um artista de São Francisco que criou a bandeira em resposta ao pedido de um ativista local, da necessidade de um símbolo da comunidade (antes do triângulo cor de rosa ser usado popularmente como símbolo do orgulho gay). Usando a bandeira de cinco listras ("Flag of the Race" - bandeira de corrida) como inspiração, Baker desenhou uma bandeira com oito cores: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, e violeta. De acordo com Baker, aquelas cores representavam respectivamente: sexualidade, vida, cura, sol, natureza, arte, harmonia e espirito. Baker tingiu e costurou o material da primeira bandeira sozinho."

De lá para cá, mais história ainda se desenrolou em torno dessa bandeira. Quer saber mais? Esse link tem a continuação do trecho acima. O site tem muitas informações e inclusive fontes bibliográficas a respeito dos símbolos gays e suas origens:

www.libertos.com.br

E, se você gostou do bottom, espere para ver os outros! Já estão todos disponíveis na nossa loja virtual.

Beijo-me-liga!

by Bárbara S. de P.

2 comentários:

  1. Ops, como vc mandou falar, aquela mina que vc conheceu na MATRIZ, me add ae
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15368254254801247896&rl=t
    msn ayeskasochin@hotmail.com
    O blog tá um pouco confuso, nao vi os "broches", onde que tá?

    ResponderExcluir
  2. oi! os produtos ficam no site
    www.elo7.com.br/lepoa
    aqui no blog vc pode acessar pelo icone "loja virtual" ali no topo da página.

    ResponderExcluir